21/05/2016

Conexões: Interestelar, Stephen Hawking, Isaac Asimov e Mars One

Oi, queridos!

A gente sabe que nos livros sempre tem muita realidade envolvida e muita coisa baseada em acontecimentos verídicos. Os escritores são muito influenciados pelos sentimentos e momentos históricos quando estão escrevendo. Por isso vamos começar aqui no blog uma coluna quinzenal chamada ‘’Conexões’’. Vai ser assim: pegaremos algum livro, seriado ou filme e iremos mostrar as relações com algo da vida real. Se você tiver sugestões, pode nos mandar!

Essa semana temos ‘’ Interestelar, Stephen Hawking, Isaac Asimov e Mars One’’

Qual seria a ligação?

No magnífico filme Interestelar, por causa de uma praga das lavouras (e que devoradora de oxigênio), os terráqueos estavam perto de serem extintos por não ter o que comer ou respirar. Daí, houve a corrida dos cientistas para encontrar um jeito de sobreviver e continuar a espécie. Começou a urgência em encontrar um novo planeta para a raça humana. A Terra estava demonstrando não mais ser o nosso lar. Dentre diversas outras discussões que valem a pena um post único para discutir sobre, esta é a trama central do filme. Deixar o planeta.

Este comentário conterá leves spoilers sobre o livro ‘’O Fim da Eternidade’’. Se ainda não leu e pretende ler, talvez seja melhor pular para o próximo parágrafo.



No ótimo O Fim da Eternidade de Isaac Asimov é mostrada a necessidade que há em o ser humano sair da Terra o quanto antes. Para evitar spoilers maiores, não comentarei a razão disso. Porém, novamente temos uma trama precisa e bem construída argumentando que os seres humanos devem começar a estudar possibilidades de sair do planeta. As informações sobre o livro estão no final do post.


‘’A sobrevivência da raça humana vai depender da capacidade de encontrarmos novos lugares do Universo. O risco de que um desastre destrua a Terra é cada vez maior. Então, eu gostaria de despertar o interesse do público pelos voos espaciais.’’
Foi o que afirmou o renomado físico teórico Stephen Hawking, numa entrevista para o jornal El País, ano passado. É um grande nome da ciência atual confirmando um cenário utilizado pela ficção científica há décadas.

E aí, em 2011, foi anunciado o projeto Mars One, o primeiro que ousou tentar iniciar a colonização de outros planetas. Nesse caso, Marte. A intenção é enviar um grupo de terráqueos para colonizar o planeta a partir de 2025. E a viagem, é claro, é só de ida. Os custos de um retorno seriam exorbitantes e isso classificaria uma exploração e não uma colonização. A operação é orçada em 6 bilhões de dólares. Talvez um preço moderado para uma iniciativa que pode fazer uma grande diferença no futuro.
"Este projeto me parece ser a única maneira de realizar os sonhos de expansão da humanidade no espaço. Soa como uma experiência incrivelmente fascinante."
Frase de Gerardus't Hooft, vencedor do Nobel de Física pela elucidação da estrutura quântica da física de interações eletrofracas.

Visto tudo isso, a exploração espacial não parece mais importante para você? Percebe a ligação?

Deixem seus comentários e sugestões!

Interestelar é um filme de 2014, dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

Sinopse
Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.
O Fim da eternidade é um livro de ficção científica escrito por Isaac Asimov em 1954 e publicado em 1955. Sua trama principal é a da viagem no tempo e é um dos mais elogiados pelo seu bom embasamento científica, apesar dos elementos fictícios. É um prequel da elogiada série da Fundação. Já há resenha desses livros no blog. Aqui no Brasil, o livro foi publicado pela editora Aleph e você pode adquirí-lo aqui.

Sinopse:
Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho.
Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que abala suas estruturas e faz com que passe a rever seus conceitos, em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo - não apenas seu emprego, mas sua vida, a de Noÿs e até mesmo o curso da História.
Da extensa obra de Isaac Asimov, 'O Fim da Eternidade' (publicado originalmente em 1955), junto com a série 'Fundação e The Gods Themselves', está entre os melhores livros escritos pelo autor, e é considerada uma das mais bem-sucedidas histórias de viagem no tempo.

2 comentários:

  1. Olá Grazi;
    Interestelar é um filme perfeito, mas que terei de ver umas 10 vezes para começar a entendere todas as teorias que envolve seu enredo.
    já vi duas vezes e em cada uma delas tive uma visão diferente sobre o filme. Acredito que seja devido a minha "leiguice" quanto ao assunto tema, tempo e espaço.
    Não conhecia O Fim Da Eternidade, mas acabou de entrar na minha lista de desejos.
    Parabéns pela postagem, perfeita.

    Seguindo aqui...Beijos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi 6 vezes e toda vez que vejo passando na HBO eu vejo de novo kkkkkkkkk toda vez eu tenho alguma nova visão e fico divagando. É muito bom!
      Leia ''O Fim da Eternidade'' siiim. É maravilhoso e não complica tanto a cabeça hahah

      Excluir