14/07/2016

Filmes: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças



Título: Brilho Eterno de uma mente sem lembranças
Diretor: Michel Gondry
Roteirista: Charlie Kaufman
Ano: 2004
Gênero: Comédia Dramática e Ficção Científica
País de Origem: Estados Unidos 
Duração: 1h 48min 

Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

[CONTÉM SPOILER] 

Oi gente, tudo bem com vocês?

O que dizer sobre esse filme que acho um amor <3 assisti ele pela segunda vez fim de semana passado e entendi melhor a trama. Vou contar pra vocês um pouco da história, já indicando para colocarem em suas listas. :D 

A premissa que gerou o filme é o fato de podermos imaginar se pudéssemos apagar alguém ou fatos de nossas memórias, como seria?! 

O nome original é Eternal Sunshine of the Spotless Mind e em 2005 ganhou um Oscar na categoria melhor roteiro original, como personagens temos Joel (Jim Carrey - Quem não conhece?! hehe), Clementine (Kate Winslet - Rose - Titanic), Mary Svevo (Kirsten Dunst - Mary Jane - Homem Aranha), Stan (Mark Ruffalo -Hulk), Patrick (Elijah Wood - Frodo, Senhor dos Anéis).  

No começo parece confuso mas ao longo do longa conseguimos relacionar cada parte com o acontecido anteriormente e vamos entendendo. Como dito na sinopse, Joel e Clementine tentaram ter um relacionamento e não estando feliz, ela decidi tirá-lo da memória.


O filme começa com Joel acordando e tendo mais um dia normal e rotineiro, porém algo o faz mudar seu destino. Ele conhece Clementine em um trem, em Montauk, Nova Iorque, são atraídos imediatamente um pelo outro mesmo tendo personalidades diferentes e sem saberem que já se conheciam. O relacionamento deles começa ali, porém, após uma briga Clementine contrata uma empresa para apagar todas as suas lembranças relacionadas a Joel. Ao descobrir ele fica arrasado e decide passar pelo mesmo processo. 

Grande parte do longa se passa na mente de Joel, que tenta contornar o processo de apagamento, após se arrepender, se esforçando para preservar imagens dela e do seu amor pela garota. Apesar disso as memórias são apagadas lentamente. A última lembrança é Clementine dizendo "Encontre-me em Montauk." 

Eles se encontram novamente e tudo volta a tona logo após a secretária da empresa, Mary, enviar os registros de quando eles decidiram apagar suas memórias, além de Mary descobrir que havia passado pelo mesmo procedimento, depois de ter tido um caso com o doutor. Daqui os dois decidem recomeçar. 



Além de ter umas partes engraçadas percebemos que é abordado o fato de as coisas acontecerem porque é o destino, não importando a forma, se é para acontecer, acontece. Na primeira vez que assisti confesso que não gostei muito, nesta segunda vez, eu gostei mais, já entrou pra minha lista de favoritos <3 sem falar que a Clementine é maravilhosa e eu adoro Jim Carrey! 

Eu achei uma fofura eles dois <3

Assistam ^^ é um ótimo filme! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário