13/07/2016

Resenha: Fração de Segundo



Título:
Fração de Segundo (Split Second)
Autor: Kasie West
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Onde comprar: Saraiva
Sinopse: Por causa de sua habilidade paranormal, Addie é capaz de Investigar seu futuro sempre que se depara com uma escolha, mas isso não torna sua realidade mais fácil. Depois de ser usada pelo namorado e traída por Laila, sua melhor amiga, ela não hesita em passar as férias com o pai no mundo Normal. Lá ela conhece Trevor, um garoto incrivelmente familiar. Se até pouco tempo ele era um estranho, por que o coração de Addie acelera toda vez que o vê?
Enquanto isso, Laila guarda um grande segredo: ela pode Restaurar as memórias de Addie — só falta aprender como. Muita gente poderosa não quer que isso aconteça, e a única pessoa que pode ajudar Laila é Connor, um bad boy que não parece muito disposto a colaborar. Como ela vai ajudar a amiga a alcançar o futuro feliz que merece

"Fração de Segundo" é a continuação do livro "Encruzilhada", já resenhado no blog (link aqui - muito provavelmente acabarei dando algum spoiler do primeiro livro, motivo pelo qual, caso não tenham lido, vejam a resenha do primeiro e pulem esta. Através da primeira resenha é possível notar o quanto gostei de "Encruzilhada". Portanto, estava louca para que a continuação fosse lançada. Assim que folheei o livro, achei que a continuação não estaria à altura, uma vez que a história não mais era narrada através de dois destinos possíveis e simultâneos, mas por duas pessoas diferentes. Porém, enganei-me. A continuação foi ótima, embora ainda prefira o primeiro livro.

No primeiro livro, Addie, que possui a capacidade de controlar o tempo, investigou seus possíveis futuros a partir da separação dos pais. Por algum motivo ela escolheu permanecer com a mãe e viver sua vida dentro do Complexo Paranormal, o lugar em que sempre cresceu e onde as habilidades dos seres humanos é altamente desenvolvida. Só que Addie não sabe qual foi o motivo, nem o que aconteceu em ambas as visões, pois pediu para sua amiga Laila, capaz de controlar as memórias, apagar as lembranças que a motivaram. Embora não saiba, ela também deixou uma carta para Laila, dizendo que esta deveria recuperar a memória apagada em uma data específica. Todavia, Laila teme que, fazendo isso, entristecerá mais ainda a amiga, sobretudo após a traição do ex-namorado Duke - um jogador de futebol americano que usa suas habilidades para machucar humanos normais . Pior do que isso, Laila teme desapontar a amiga mais uma vez, pois não sabe se é capaz de realizar tal feito. 

Enquanto Addie sai do Complexo para passar o feriado com o pai, Laila tenta descobrir um modo de ajudar a amiga e se redimir. Porém, tudo pode dar errado quando os eventos do passado parecem ter desencadeado habilidades nunca cogitadas e quando o segredo do Complexo pode estar ameaçado. Addie pode estar encrencada ao se envolver com Trevor, um rapaz machucado por Duke que parece conhecer de outra vida e que parece saber de todos os seus segredos. Quando Connor, o único que pode ajudar Laila, Duke e membros do Complexo se envolvem na vida delas, pode ser o fim da linha para tudo o que elas sempre desejaram.

Como ressaltei acima, o primeiro livro foi narrado inteiramente pela Addie e intercalava seus dois destinos. "Fração de Segundo" por sua vez é intercalado entre capítulos narrados pela Addie e capítulos narrados por Laila, que ganha mais destaque nesta continuação. Achei que não fosse gostar disso, pois a Laila não era minha personagem preferida em "Encruzilhada". Porém, é possível sentir empatia pela personagem ao longo da história e compreender mais de seus problemas familiares - o pai dela é viciado em substâncias supressoras do dom. E quando seu enredo passa a englobar o de Connor, a história torna-se ainda mais interessante. Isto porque os romances de Addie já foram desenvolvidos no primeiro livro e, no segundo, é o momento para que ela descubra como unir o que viu com o que de fato aconteceu. Em "Encruzilhada", portanto, é o momento de Laila se envolver amorosamente.

Não significa que o arco de Addie seja ignorado. Pelo contrário, tudo gira em torno de suas ações. E entender como seus sentimentos podem ser desenvolvidos quando outras pessoas ainda não viveram o que ela viveu (devemos sempre lembrar que uma das realidades alternativas não chegou a acontecer) é tão interessante quanto o despertar do romance. Não obstante, a parte de ação do livro se desenrola em torno de Addie novamente. Enquanto no primeiro livro um criminoso era o antagonista, agora o papel é exercido pelos próprios agentes do Complexo, colocando em cheque todas as certezas de Addie e revelando possibilidades não previstas na investigação que deu início a toda a história.

Novamente, a autora desenvolveu uma história inteligente e envolvente. Os personagens foram bem escritos, e o desenvolvimento foi bastante coerente. Gostei principalmente da forma como o relacionamento entre Addie e Trevor foi descrito nesta continuação - amava o casal no primeiro livro. É uma ficção bem amarrada com romance na medida certa - nada de de exageros, mas suficiente para torcer por alguém. Por fim, embora o final não seja o mais surpreendente, é adequado e bem explicado - nenhuma teoria louca surge para finalizar a história. Assim, deixo minha super recomendação dos livros, porque realmente amei a escrita de Kasie West e o enredo deles.

Eu estava muito feliz por saber a verdade. Era incrível como a percepção podia mudar minha opinião a respeito de um fato. Levando em conta tudo o que acontecera, ele tinha sido muito gentil comigo no meio daquilo. Eu sorri e o abracei de novo.
- Boa noite, pai.
Fechei a porta e ouvi uma batida na janela quase imediatamente. [...]
- Obrigado por me escolher, Addison.


Um comentário:

  1. Olá.
    Li esse ano Encruzilhada e me apaixonei pela história. Estou ansiosa demais para ler a continuação. Bem legal saber que os capítulos são separados entre Addie e Laila, sem contar que quero muito saber como a história vai desenrolar depois da carta. Adorei sua resenha!

    Não conhecia seu blog, mas eu adorei! Já estou seguindo. <3 Convido você para conhecer o meu cantinho também (http://psamoleitura.blogspot.com.br). Beijos :*

    ResponderExcluir