16/08/2016

Mini-Opinião: Rimas Fáceis - Edna Bueno










Título: Rimas Fáceis
Autor: Edna Bueno
Editora: Gaivota
Páginas: 72
Onde comprar: Site da Gaivota
Indicação: a partir dos 10 anos
Sinopse: Puxar o fio das palavras e encontrar a história: as palavras se guardam em rimas prováveis, improváveis, tecem música própria. Palavras rimam? Sempre? Quando? A história de Vila Céu, pequena cidade que voa acima do mapa do mundo, aterrissando e alçando voo em momentos decisivos, ora inscrevendo-se nesse mapa e ora libertando-se dele, é contada através de pares de palavras. O fio que se puxa é o do horizonte, dos desejos e espantos dos habitantes de Vila Céu. Suas contradições, buscas, minúcias e delicadezas. Seus sofrimentos. Uma vida permeada de memórias, lacunas, amor, paixões e descobertas – água que escorre, tempo que engole, voragem: tanto sentimento. O comum dos dias. Palavras rimam: sempre.



Com texto de Edna Bueno e ilustrações de Talita Nozomi, Rimas Fáceis é um livro delicado, cheio de fluidez e um ótimo preparo para as leituras da escola a partir do 6º ano. O livro é dividido em pequenos textos ''rimados'', que contam histórias sobre os habitantes da Vila Céu. Cada textinho fala de algum sentimento básico/poderoso do ser humano, de forma simples, humana e emocionante. A diagramação é caprichosa e elegante, como todos os livros da Biruta/Gaivota que já pus as mãos. Uma edição linda de se ter.
Talita Nozomi.


Todas as mini-narrativas trazem um gostinho nostálgico, infantil, que até dá umas cócegas na cabeça pela delicadeza com a qual os sentimentos são trabalhados e verdadeiros. As ilustrações são fofas e combinam com o tom do livro. As cores são bem suaves, mas vivas. Tudo no livro é bem harmonioso. Dá pra sentir que houve uma preocupação com o tom que seria dado ao livro. No final (que chega rápido), ficamos com uma sensação de aconchego no coração. Um ótima leitura para início de carreira de leitor.
Talita Nozomi.

As palavras utilizadas são simples o suficientes para serem entendidas pelos escolares, mas não bobas o suficientes para manter um padrão. Ou seja, ele estimula o conhecimento, aumentando o aporte lexical da criança, sem traumatizá-la. Muito bem feito :)

O livro está recomendadíssimo. Deveria ter exemplares nas bibliotecas das escolas.



Livro recebido em parceria com a Editora Biruta. Para saber mais sobre o catálogo dessa editora e seu selo, o Gaivota, clique aqui.

7 comentários:

  1. Olá! Esse livro parece muito fofo! Realmente uma ótima escolha para incentivar as crianças a começarem suas leituras. Muito legal a editora se dedicar assim para fazer um livro tão lindinho e bem-feito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parece ser um livro muito lindo mesmo! Acho que seria realmente uma ótima para trabalhar com crianças dessa idade. A edição realmente está muito bonita de se ver.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem.

    Amo livros infantis, meu filho tem vários. E também gosto de ler, até mesmo para ter o que indicar para a criançada e pais. Gostei da dica e já anotei. A capa está linda. E espero que chegue as bibliotecas.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ooi!
    O livro parece ser um amorzinhooo! Não conhecia ainda, sem dúvidas minha priminha iria amar ( e eu também hahah). Anotado!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. olá, que fofura,para mim que irei ser professora achei puro amor,com certeza indicaria uma leitura assim para meus alunos e quem sabe num futuro para meus filhos (bota futuro nisso kkkk).
    achei uma delicaza não só o livro mas sua resenha,você escreve lindamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que fofinho esse livro! Achei uma graça a capa e adorei ver que ele tem ilustrações, dessa forma a leitura não fica tediosa para as crianças e fica bem harmoniosa. Muito bom que o livro força a criança a querer aprender e pesquisar sobre palavras que não saibam. Realmente um livro que merece ser lido.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir

  7. Olá, adorei essa dica! O livro parece ser bem fofo <3
    Adoro quando o pessoal aboda temas mais infantis, ótimas opções para a garotada que está começando com a leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir