03/11/2016

Filmes: Sausage Party


Título: Festa da Salsicha
Diretor: Conrad Vernom e Greg Tiernan
Roteiro: Seth Rogen e Jonah Hill
Gênero: Comédia
Duração: 89 minutos


Sinopse 

Dentro de um supermercado, os alimentos pensam que as pessoas são deuses. Eles sonham em serem escolhidos por elas e serem levados para suas casas, onde pensam que viverão felizes. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados! Quando Frank, uma salsicha, descobre a terrível verdade, ele precisa convencer os outros alimentos do supermecado  e fazer com que eles lutem contra os humanos. 


Preciso começar dizendo que existe, em Hollywood, uma ligação entre ser genial e ser escroto. Seth Rogen e seu pack já provou diversas vezes que só consegue ser engraçado quando usa o ridículo/escatológico/sexual, mas nem por isso suas produções são isentas de tramas com várias interpretações e críticas.  Além das referências legais, claro. 

Sausage Party é o melhor exemplo de tudo isso. O filme conta a história de alimentos num supermercado que acreditam que os seres humanos são seus deuses e que um dia eles serão escolhidos para ir com eles ao ''Grande-Além'' e receberão suas recompensas por seguir as regras enquanto estão na prateleira. Mas tudo começa a mudar no dia em que Frank, a salsicha, conhece o pote de mostarda&mel que foi levado por engano e acabou voltando às prateleiras.

Olha eles. quietinhos e empacotados.
A grande sacada do filme são as críticas que faz com relação a cada seção do supermercado. Elas são, como sabemos, preenchidas por produtos diferentes, e cada uma vai modulando a ''Grande-Canção'' a seu modo de ''vida''. Descobrimos o porquê das regras, da canção e outras coisas num diálogo hilário e extremamente inteligente com a aguardente-índio.

Olha ela aqui. A personificação (ou produtificação?) de várias coisas que tornam esse filme muito bom!

Depois que Frank e outros produtos escolhidos descobrem como serão tratados no ''Grande-Além'', eles precisam convencer os outros produtos sobre a realidade e a ajudá-los a combater os humanos. Que, aliás, ainda precisam conseguir ver os produtos com seus corpinhos, numa ''Quarta-Dimensão''. Outra coisa que é explicada pelo personagem mais referenciado e legal do filme. Não conto para não estragar mas é o m-e-l-h-o-r hahaha.

Olha o coitado aí



Não é a recompensa que alguém espera.

Usando personagens estereotipados (ou então a mensagem não seria passada) como um kebab muçulmano, um donut judeu e um taco mexicano, Rogen vai tecendo sua trama inteligente. Com várias cenas sem noção, diálogos debochados e críticas duras baseadas em comédia, Sausage Party consegue ser um ótimo exemplo de como algo pode divertir e fazer pensar ao mesmo tempo. Rogen e compania não poupam o espectador de palavrões, insinuações e cenas MUITO loucas. Tipo, explícitas mesmo. Senti-me mentalmente violada, mas ri pra ca*****.  

Fica a reflexão: o que aconteceria com os seres humanos se descobrissem que seus deuses não são tão legais assim e que não existe recompensa no fim de tudo? A resposta de Rogen a isso é uma das cenas mais inadequadas do cinema! Vale muito a pena.

Nota: 7.5

7 comentários:

  1. Nunca tinha visto o filme, achei bem divertido. ‘existe, em Hollywood, uma ligação entre ser genial e ser escroto’ concordo com você, embora o escroto predomine. Achei a ideia do filme bastante legal e vou assistir.

    ResponderExcluir
  2. Já passei da idade de assistir animação, mas fiquei curiosa depois de ler a resenha. Parece ser reflexivo e divertido! Boa dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, flor. ESSA animação não tem NADAAAA para crianças hahaha

      Excluir
  3. Olá tudo bem? A sua é a segunda resenha que leio desse filme e achei as duas bastante enfáticas quanto a qualidade da animação. Vou assistir sim. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda tô meio assim com esse filme.
    Não sei se quero vê, ao mesmo tempo quero...
    Enfim, vou dá um tempo pra decidir se quero ou não assistir a ele.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ooi!
    Não conhecia o filme, mas já quero assistir. Parece ter um trama muitooo divertida! Amo animações, e acredito que essa será mais uma que irei gostar. Dica anotada!
    Ameei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá !!! Ainda não conhecia esse filme. Parece divertido !!!
    muito boa a indicação !!!
    bjooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir