27/11/2016

Severus Snape: teu passado te condena






Oi, pessoal! E um oi especial para os fãs da saga do Harry Potter xD

Como Potterhead desde jovem e incondicionalmente apaixonada pela saga eu continuo religiosamente seguindo páginas e sites de otícias sobre absolutamente qualquer coisa relacionada à serie Harry Potter. E post após post podemos ver algumas ''verdades'' sendo construídas sobre os personagens, especialmente os secundários e os mais ambíguos. E há uma certa frequência nos posts que colocam o Snape como exemplo de que nem todos os Slytherin são maus. Pois bem... preciso dizer que acho esse pensamento um tanto perigoso e equivocado. Em um breve texto (tentarei) explicarei minhas razões para dizer que Severus Snape era mau e nada mudou até o momento de seu triste e horrível fim.

Preciso dizer, antes de tudo, que tudo isso aqui é minha singela opinião e você está livríssima(o) para discordar e discutir como queira. Adoro argumentar sobre HP! Haha. 

Bom, vamos lá.

Snape desde jovem, apesar de ser um mestiço, renegava seu pai/origem muggle (trouxa) por motivos de ''quero ser especial'', bem parecido com o comportamento do ilustríssimo Lord das Trevas. Mesmo após conhecer e se afeiçoar a Lily, que poderia ter sido um ótimo exemplo para ele, Snape manteve seu comportamento preconceituoso e pensamentos discriminatórios. Tanto que os usou contra ela, sua melhor amiga e crush. Ao sair de Hogwarts ele tornou-se um Comensal da Morte. Ele matou, torturou e feriu pessoas a mando de Voldemort. Isso não é explícito no livro, mas Snape era inteligente, dedicado e poderoso, além de um Oclumente e Legilimens muito bom. Ele com certeza foi usado para forçar pessoas a fazer coisas ou extrair informações, no mínimo. 

A única coisa que mantinha Snape ainda ligado aos sentimentos humanos era a Lily. E assim que ela foi ameaçada ele foi até seu Senhor e pediu que a vida dela - e exclusivamente dela - fosse poupada. Ele a queria para si. James e Harry que morressem. Eu não sei para vocês, mas isso para mim é mais parecido com obsessão e não amor. Foi um ato de egoísmo e não de arrependimento. ELE contou ao Lord das Trevas sobre a profecia, caso vocês tenham se esquecido. 

Após a perda de Lily, Snape manteve seu comportamento discriminatório para com os alunos de outras casas. Ele fazia piadinhas e era arrogante e cruel com todo e qualquer estudante que não fosse Slytherin. ''Ah, mas era para manter o personagem de espião''. Argumento fraco. Ele foi professor sob a sombra de Dumbledore como diretor. Caso Voldemort questionasse isso, ele poderia facilmente dizer que Dumbs não aceitaria esse comportamento. Snape simplesmente mantinha seu pensamento de que alguns bruxos eram superiores aos outros. Ele continuava mau. Isso fica evidente em como ele persegue o pobre do Neville, que começou como a personagem mais indefesa. Ele continuamente era humilhado pelo Snape até mesmo em aulas que não eram dele. Ninguém de bom coração faria isso com uma criatura dessas. Ou você concorda com esse tipo de atos? E mesmo estando em clara vantagem em relação ao Sirius, continuou provocando-o sobre estar sendo inútil à ordem e sabendo que com isso o faria sair de casa e se expor. Vingancinha barata da época de escola. Mesmo estando do mesmo lado da batalha.

''Mas ele ajudou Dumbledore e Harry contra o Voldemort''. Sim, graças a Merlin. Essa foi a redenção dele. Mas não pense que foi por arrependimento. Não pense que foi porque ele percebeu o mal que fez às pessoas. Ele quis vingança contra Voldemort, que decidiu matar Lily mesmo após ele ter tido que a queria. Ele disse que faria qualquer coisa que o Dumbledore quisesse em troca da segurança da Lily. E assim ele fez. E exclusivamente por isso. Ele não teve dó de nenhuma de nenhuma de suas vítimas. 

''Dumbledore confiava em Snape''. Sim, mas novamente isso se deve apenas por saber que Snape era apaixonada por Lily e que pela dor que o assassinato dela o causou ele não trairia o movimento anti-Voldemort. Continua sendo por motivos egoístas e não de arrependimento. 

''Snape é um dos melhores personagens da saga''. Concordo plenamente. É, inclusive, um dos meus favoritos. Snape, assim como Umbridge, é o exemplo de que os seres humanos realmente não são totalmente bons ou totalmente maus, mas daí a dizer que ele é o melhor exemplo de Slytherin é forçar um pouco a barra. Especialmente quando temos um Draco Malfoy para comparar. E este é, para mim, o melhor exemplo de verdadeiro arrependimento da saga.  The Cursed Child me confirmou isso. Draco criou Scorpio, que aparentou ser uma pessoa mais de boas, melhor até que Albus Severus, criado pelo Sr. Menino-Que-Sobreviveu.

''Harry deu o nome dele ao filho''.  Eu gostaria de deixar claro que acho o Harry um idiota. Dentro de todo o universo da saga eles é um dos personagens menos interessantes/cativantes. Mas fora isso... ele mencionou que Snape era muito corajoso e por sua coragem conseguiu enfrentar Voldemort e ajudar ao Harry em sua jornada. Elogio muito justo. Snape foi corajoso, ajudou sim a causa, fez uma diferença enorme na vida do Harry, mas isso ainda não o faz ser bom. Ele desfez a primeira merda dele, apenas isso.

Então, não deixe que o magnífico Always entre na sua cabeça o faça esquecer do passado de um personagem que nunca pediu perdão por nada do que fez. Ame e vibre pelo enredo de nos deu voltas na cabeça, mas saiba analisar corretamente as intenções das personagens. Não aceite que a justificativa ''amava muito alguém'' o deixa pensar que, por isso, está isento de julgamentos. 

Severus Snape é uma personagem memorável, complexa, bem pensada e trabalhada. Representou conceitos importantíssimos que - para mim - apenas outros 3 personagens conseguiram superar. Mas ele não era um mocinho.

2 comentários:

  1. Oi Grazi

    Que análise crítica bem feita.
    Concordo com você na análise da mesquinhez do Severo, apesar de achar ele também um personagem incrível.
    Há muita coisa que é relevada pelo título da saga que encantou tanta gente (eu, dentre tantos), mas isso não pode fazer com que o que for relevado seja ignorado para sempre.
    Manter o senso crítico e a opinião, apesar de todos, é incrível.
    Parabéns pela postagem.

    Beijos
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "Eu gostaria de deixar claro que acho o Harry um idiota" E eu gostaria de deixar claro que concordo com isso! Agora, voltando à questão Snape: nunca achei ele "bonzinho", mas o fato dele ter feito algumas coisas motivado por seu amor por Lily acabou fazendo com que ele caísse nas graças do público. Ele acabou se tornando um personagem querido, não por ser bom, mas por demonstrar um grande amor (ou obsessão, como vc chamou) por Lily e fidelidade, no caso da promessa feita à Dumbledore, características geralmente associadas à personagens do bem.
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir