30/06/2017

Resenha: Solaris - Stanislaw Lem



Título:
Solaris
Autor: Stanislaw Lem
Editora:Aleph
Páginas: 320
Onde comprar: Site da editora
Sinopse: Quando o psicólogo Kris Kelvin chega em Solaris para estudar o oceano vivo – e possivelmente inteligente – que cobre a superfície do planeta, ele encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo Kelvin descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta. Publicado pela primeira vez em 1961, este clássico da ficção científica, aqui traduzido diretamente do polonês, ganhou três adaptações cinematográficas, sendo que a versão dirigida por Andrei Tarkovsky em 1972, recebeu o Grand Prix no Festival de Cannes.


Resenha


Sem esperar pelo final da resenha já mando logo que Solaris é uma das melhores leituras para os fãs de ficção científica. É um livro que não tem medo nem limites para explorar um dos assuntos que mais mexe com a imaginação de nós, terráqueos: o contato com alienígenas. 

Kris Kelvin, um psicólogo, é designado para fazer parte do time de especialistas a estudar o planeta Solaris, que tem um único ser vivo: um oceano formado por algum tipo de plasma e que por seus movimentos e aparência, foi considerado como ser dotado de inteligência. Isso por si só já seria de pirar um ser humano comum.


Como nova forma de vida no universo, então, este oceano precisa ser estudado e uma vez que é possível que ele seja consciente, os terráqueos devem tentar achar formas de comunicar-se com ele. E é aí que entra a parte mais louca e interessante da história: o que acontece com seres humanos que têm contato com formas de vida com linguagem e biologia diferente da sua? Quem seria o comandante desta relação?



A resposta do autor para isso é simplesmente uma das mais magníficas e intrigantes narrativas do gênero. Lem levanta questionamentos que, sem essa história, talvez você passasse sua vida toda sem nem pensar sobre nem por um instante, mas aqui somos obrigados a procurar em nós mesmos as respostas. Não há uma grama de preocupação com a sanidade dos personagens, ou até mesmo do leitor. Na realidade, parece que a intenção do autor era justamente nos fazer puxar os limites do que conhecemos como sanidade, comunicação e controle. Não é só sci-fi. É terror psicológico também.



Os elementos de suspense e terror, além do ótimo embasamento científico (sinalizando uma hard sci-fi) e explicações compreensíveis, tornam a narrativa do livro muito gostosa e envolvente. É difícil largar a história porque em poucos capítulos o leitor se vê precisando saber de onde e como vem tudo aquilo. E o livro será ainda mais engrandecedor para aqueles que assistiram ao filme A Chegada (o tema é bem parecido).

A edição da Editora Aleph está linda e caprichada com capa dura e folhas amareladas. É impressionante quão acuradas são as explicações científicas uma vez que a obra foi traduzida direto do polonês. Como é comum na Aleph agora, logo nas primeiras folhas há algumas artes com o título do livro. Uma edição de se ter orgulho de ter na estante.



Em resumo, Solaris nos faz ansiar e temer as possibilidades que a exploração do universo pode nos trazer. É uma obra quase completa - merecia continuação - e que nos deixa um pouco mais profundos em nossas contemplações. Tá muito mais que recomendado. 


14 comentários:

  1. Já pirei aqui!
    Tenho lido bastante livros desse gênero então tudo para mim é novo e prazeroso de ler.
    Já estou aqui pensando quais a s respostas do autor para o universo que ele mesmo criou rs
    Saindo daqui pra procurar o exemplar em ebook.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaa *-* Adoro inspirar as pessoas haha Vai gostar muito então! Venha me contar :)

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia exatamente sobre o que falava. Adorei saber que é um ótimo livro para os amantes de ficção, pois sou super fã. Não sabia que a obra tinha sido traduzida do polonês, pelo que vc disse é rica em detalhes e explicações e amei.
    Dica super anotada, espero gostar tanto quanto vc quando ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler, venha me contar o que achou :)

      Excluir
  3. Acho que essa história deve ser sensacional, mas já tentei ler alguns livros do gênero e na grande maioria das vezes eu empaco na leitura. Vou tentar dar uma chance, quem sabe?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DÊ. Talvez seja esse o livro que tu precisava xD

      Excluir
  4. Nossa logo d e manhã ler uma resenha assim, nos inspira a leitura.
    Achei bem envolvente o seguimento do ator, realmente o terror psicológico é o pior de todos, mais para quem gosta de leituras vibrantes acho que esse é o livro

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não conhecia o livro mas já fiquei curiosa com ele. Achei a premissa muito original e gostei da sua resenha, os pontos que você mencionou me deixaram interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  6. Grazi, esse livro será minha próxima compra. Tem tanto tempo que quero ler e com essa edição da Aleph só me deixa mais brilho nos olhos. Tua resenha foi na medida certa e só contribui para minha ânsia de ler. Na última promoção da Amazon eu acabei levando Nós ao invés de solares. Que também foi uma boa compra.
    Quero muito saber como se comunicar com um plasma.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, Nós tambem5foi uma leitura loucaaa! Tem resenha aqui também se você quiser ver. Solaris vai ser uma ótima aquisição sim. Fico feliz que a resenha ajudou a empolgar mais :D

      Excluir
  7. Olá, terror psicológico? Fiquei curiosa agora.
    A edição parece estar bem bonita. Achei bem interessante essa coisa de uma nova forma de vida inteligente, ainda que inusitada. Preciso ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Grazi, tudo bem?
    Eu não costumo ler muito ficção cientifica a não ser quando a obra chama muito a minha atenção e foi o que aconteceu aqui. Eu fiquei muito intrigada com esse livro e confesso que apesar de ser uma publicação antiga com varias adaptações cinematográficas é a primeira vez que ouço falar nela. Já formulei inumeras hipoteses para essas estranhas aparições e o final da história, ou seja, vou ler urgentemente. Amei as fotos e a resenha, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi. O que falar desse livro que mal conheço e já considero pacas? Kkk.
    Faz tempo que não leio nada de ficção científica e estava meio sem indicações sobre o tema. Terror psicológico também é algo que me agrada bastante nos livros, então a dica está mais que anotada. Essa edição está muito linda! Quero pra ontem!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Nossa, que capa linda! Não conhecia o livro, mas a arte tá bacana, o que aumenta e muito a vontade de ler! E traduzida direto do polonês, a editora tá de parabéns, vou procurar mais sobre ele, porque chamou demais minha atenção!

    ResponderExcluir